Levantamentos Topográficos

Levantamento Topográfico, compreende os diferentes métodos, instrumentos de medição e o conjunto de operações necessárias para ostensão das posições de pontos topográficos, dos elementos geométricos, indispensáveis à representação gráfica da superfície terrestre. O levantamento topográfico como descreve a NBR 13133/1994; levantamento de detalhes, levantamento planimétrico, levantamento topográfico altimétrico (nivelamento), levantamento planimétrico cadastral e levantamento planialtimétrico cadastral. Na prática da topologia compreende o estudo das formas do relevo da superfície terrestre e das leis que estabelecem modelos que representam tais formas.

A primeira etapa na execução de uma obra, é solicitar o levantamento planialtimétrico-cadastral do terreno. Esse serviço vai mostrar a situação do terreno, seus decifres, imperfeições, necessidade de corte ou aterro. Com o levantamento topográfico em mãos, o projetista, ou engenheiro, tem como avaliar não somente o preço, mas se o investimento será viável em relação a expectativa do retorno financeiro com a construção seja de um galpão, shopping, por exemplo. No caso da obra trata-se de uma residência, ele pode planejar e adequar o projeto à topografia do terreno, visando reduzir o custo da obra, e não deixando, é claro, de observar as leis que regem o plano diretor do município. 


Podem ser executados para fins: 

a) de controle: fornecem arcabouço de pontos diversos com coordenadas e altitudes, destinadas à utilização em outros levantamentos de ordem inferior; 

b) cadastrais: destinado ao levantamento, detalhamento e avaliação de áreas rurais ou urbanas, enfatizando a quantificação da ocupação humana e suas intervenções; 

c) de engenharia: empregado na locação, instalação e construção de obras civis de engenharia e serviço de parcelamento de imóveis etc; 

d) topográficos: destinados ao levantamento da superfície topográfica, seus acidentes naturais, culturais e a configuração do terreno.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO: 


Levantamento de detalhes sobre a superfície topográfica, onde o interesse é somente sua posição horizontal, não importando os desníveis existentes. Os detalhes que serão apresentados, dependerão da finalidade do levantamento topográfico.  

 

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO ALTIMÉTRICO: 

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes. Não importa a posição planimétrica dos pontos na superfície. 

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIALTIMÉTRICO: 

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno. O objetivo do levantamento planialtimétrico é que o usuário possa ter conhecimento da posição horizontal dos detalhes e interpretação do relevo de forma conjunta.